26 de janeiro de 2024

Gravidez pós-bariátrica: Como me preparar?

Gravidez pós-bariátrica: Como me preparar?

Gravidez pós-bariátrica

Gravidez pós-bariátrica - Dr. João Felício

Existe uma grande dúvida para quem decide ser mãe após ter feito a cirurgia bariátrica.

Porque não se trata apenas da aparência do corpo, que muda muito com a gestação, mas a preocupação com o bebê e o medo de recuperação de peso.

Normalmente depois da operação e com uma dieta saudável existe um aumento da fertilidade. Isso acontece pois o tecido gorduroso em excesso pode produzir hormônios semelhantes aos produzidos pelos ovários. Essa produção hormonal no tecido adiposo pode provocar uma dificuldade em ovular, o que impede ou dificulta muitas vezes a mulher de engravidar.

Não raramente podemos ter inclusive suspensão dos ciclos menstruais em mulheres pelo excesso de peso. Dessa maneira, após a redução e o retorno a um peso corporal adequado tende a melhorar o funcionamento ovariano e as chances de engravidar

Gravidez pós-bariátrica

Se preparar para a gravidez pós-bariátrica é importante. É fundamental estabelecer uma comunicação aberta com o seu médico para discutir os planos e expectativas, além de garantir a otimização dos nutrientes, com a reposição correta das vitaminas e controle com exames.

A gestação é indicada após a estabilização da perda de peso, que pode ocorrer entre 12-18 meses. Nos primeiros meses após a cirurgia ocorre uma redução muito rápida de peso e isso pode trazer riscos para a gestação e para o bebê. O corpo da mulher precisa se adaptar a redução do estômago por alguns meses para que a gravidez ocorra de uma maneira saudável.

Gravidez pós-bariátrica

Antes de engravidar é importante consultar o seu obstetra. A gravidez poderá ser mais saudável quando a mulher se cerca dos cuidados necessários para esse período. A gravidez de uma mulher que já foi submetida à bariátrica é considerada mais segura e com menos riscos de complicações do que a de uma paciente obesa.

Além dos cuidados com o equilíbrio nutricional, a gestante deve acompanhar o ganho de peso para evitar que volte a desenvolver obesidade durante a gravidez.

O controle alimentar é fundamental durante toda a gravidez, sendo necessário fazer refeições mais frequentes e e preferir alimentos com alto valor nutricional, evitando o açúcar.

É possível que a gravidez após a cirurgia bariátrica apresente sintomas como azia, vômito, dores abdominais e hipoglicemia com maior frequência do que quem não passou por esse tratamento. O acompanhamento nutricional com os cuidados de uma dieta equilibrada e fracionada devem ajudar a reduzir os desconfortos para a mãe.

Gravidez pós-bariátrica

Uma alimentação saudável ajuda a reduzir os sintomas de azia na gravidez.

Quem tem cirurgia bariátrica pode ter parto normal?

A bariátrica não deve afetar o manejo do trabalho de parto e do parto. Embora as taxas de cesárea sejam maiores em mulheres que fizeram cirurgia bariátrica, ela não é uma indicação cesárea. Se um paciente passou por uma cirurgia abdominal extensa e complicada devido a procedimentos para perda de peso, uma consulta com o médico que realizou a cirurgia pode ser importante para esclarecer sobre qual via de parto será mais segura.

Ou seja, ao contrário do que muitas mulheres imaginam, essa gestação não será de maior risco, com todos os cuidados acima citados.

Adotar hábitos saudáveis é um excelente primeiro passo.

Gravidez pós-bariátrica


Quer conhecer mais sobre os tratamentos para Obesidade, realizados pelo Dr. João Henrique Felício? Acesse aqui, o perfil do Instagram e fique por dentro de vários assuntos e conteúdos importantes.

Você pode agendar sua consulta com o Dr. João, direto pelo Whatsapp. Clique aqui!

Gravidez pós-bariátrica

Posts recentes

Agende sua Consulta com o Dr. João Henrique

Demais tratamentos para obesidade

Confira o canal de vídeos sobre obesidade

plugins premium WordPress

Preencha suas informações de contato e iremos lhe chamar imediatamente.

Para iniciar seu atendimento pelo Whatsapp, por favor, preencha abaixo os dados de contato e clique em Enviar.